quarta-feira, 28 de novembro de 2007

As mumuilas de Angola e a polêmica entrevista de Jô Soares



Os mumuilas são um grupo nômade, sobre os quais muito pouco se sabe, mesmo no país africano. Existem pouquíssimas referências a eles na literatura. Sabe-se que são pastores de gado e despertam grande interesse de evangelizadores que pretendem convertê-los ao cristianismo. É de uma igreja a estimativa de que existam 500 mil mumuilas em Angola, numa população total de 12 milhões de habitantes. Vivem especialmente no sul, nas províncias de Huíla e Namibe.(fonte: blog Vi o Mundo de Luiz Carlos Azenha)

As mulheres dessa pequena tribo foram vítimas de palavras de galhofa e zombaria por parte do apresentador Jô Soares e do taxista Ruy Moraes e Castro, o entrevistado da noite. O taxista, que escreveu um livro contando suas histórias vividas em Angola no período entre 1935 e 1975, teceu comentários e piadas sobre a vida sexual das mulheres mumuilas. Falou sobre a semelhança de seus penteados e suas vaginas achando muito engraçado e provocando risadas no público. Jô Soares chegou até a fazer piada dos seios de uma das mulheres expostas nas fotos, dizendo que eram zarolhos.

Não sei em que se basearam os comentários do taxista, já que não é antropólogo e sabe-se que a tribo vive em áreas afastadas do centro de Angola, mas, aparentemente a produção do programa não se preocupou com isso.

Na minha opinião, o Jô Soares deveria se colocar no lugar das pessoas antes de fazer suas piadinhas idiotas. Deveria saber mais sobre as pessoas que entrevista, pois o taxista disse desvarios como "Como o negro começa o relacionamento sexual com garotas com 6, 7 anos, eles gostam de sentir as mulheres apertadas". Fez uma generalização imbecil, desproporcional e irreal.

Por causa de denúncias que afirmaram haver manifestações de preconceito nesta entrevista, o programa do Jô está sendo investigado pelo MP. Veja a reportagem da Folha aqui.

Eu acho ótimo que tenham feito essa denúncia, mas não acredito que ela resultará em alguma consequência para o apresentador. Este, aliás, disse a Folha Online que esta polêmica é gerada por quem desconhece o seu trabalho. Afirmou que uma das maiores características do seu programa é ser contra o preconceito. Então tá! Já que ele é contra o preconceito, deveria prestar mais atenção no que diz e em quem entrevista!

O assunto está comentadíssimo no blog da Denise e da Ana Lucia.

Para julgar por si mesmo a entrevista, assista-a aqui.

2 comentários:

Denise Arcoverde disse...

Excelente, Fernanda! não tinha lido mais nada sobre o caso, você acrescentou ótimas informações via o Azenha. É da gente ficar indignada mesmo!

Beijos!

Anônimo disse...

Esse jô soares não sabe nada!
A minha mãe cresceu e viveu com mumuilas e quero é que esse sem respeito vá-se foder e que vá de taxi de preferência!