sexta-feira, 20 de junho de 2008

Gordos são tratados como outdoor em propaganda da Companhia Athletica

A DM9DDB, mega agência de propaganda brasileira premiada diversas vezes em Cannes, é indicada para o shortlist de filmes para mídias digitais no Cannes Lions 2008 com uma propaganda viral extremamente ofensiva e de mau gosto para a Companhia Athletica.

A peça foi postada em maio no YouTube e chegou a sair do ar após algumas reclamações. No filme, supostos fiscais da prefeitura abordam pessoas obesas que circulam pelas ruas com marcas estampadas nas camisas e as 'multam' por infração à Lei Cidade Limpa, que proíbe a mídia exterior em São Paulo. No final aparece a mensagem da academia: "Fique em Forma"(veja o vídeo aqui).

Sei que a intenção da agência é justamente essa: criar polêmica e, consequentemente, comentários em blogs, fazendo o nome da Companhia Athletica se expalhar pela rede. Porém, será que foi eficente? Será que a Companhia Athletica ,que com certeza pagou caríssimo pela propaganda, teve algum aumento em suas vendas com um comercial de tamanho mau gosto vinculado ao seu nome? Eu, particularmente, nunca me matricularia numa academia que desrespeita a esse ponto seres humanos. A propaganda é humilhante, desrespeitosa, de mau gosto, sem graça... Não existem adjetivos suficientes pra classificá-la.

Apesar de ter criado tantas reações negativas (repare nos comentários abaixo do vídeo), a propaganda é indicada para receber o prêmio de melhor filme de mídia digital em Cannes (principal premiação do mundo da publicidade, realizado na França anualmente). É incrível que o juri, formado por profissionais renomados do mundo inteiro, seja unânime em achar essa propaganda criativa. Ela não é criativa. Ela simplesmente transforma uma piada de mau gosto em filme do You Tube.

Ninguém merece.

Nenhum comentário: